Nasceram!!!!

28 Semanas...



Dia 5 de Junho de 2008, Quarta-feira..


Levaram-me para o bloco de partos para me preparar. O bloco estava cheio nesse dia. Colocaram-me num cubiculo onde só cabia a marquesa e pouco mais. Puseram-me uma argalia e fiquei ligada ao CTG. O C. pode estar comigo durante as horas que lá estive. Estava cansada de tanta espera, tanta duvida, tanta ecografia, tanto sofrimento e angustia. Estava num estado em que só queria que aquilo tudo passasse. Estava exausta fisica e psicologicamente.

Por volta das 16h30 levaram-me para o bloco. O C. não pode entrar. Pude ver na sala imensa gente. Além da equipa da cesariana estava já a postos a equipa da UCNIP com 2 emcubadoras a postos..

Colocaram-me na marquesa e a assistente do anestesista procurava acalmar-me. O meu corpo tremia a um ritmo alucinante. Ela perguntou se era frio. Eu não sabia responder. Era um misto de frio e medo. Uma sensação horrivel. Não conseguia controlar os movimentos.

Aconselharam-me a ter anestesia geral. Disseram que devia ser mais fácil para mim lidar com aquela situação "delicada"...

Não quis! queria epidural! Queria vê-las nascer, mesmo que sem vida! Precisava de ver os seres que trazia dentro de mim virem ao mundo!

Deram-me a epidural e em poucos minutos começaram a abrir-me. Uma sensação muito estranha. sentia-os a cortarem-me a pele e mexerem dentro de mim mas sem dor.

Senti um dos sacos abrir e a água escorrer. A médica disse:- Aqui vem a primeira, é tão pequenina..

Ouvi um ruido tal e qual uma gatinho pequenino a miar, era a minha primeira filha a chorar!!! Mostraram-ma assim num segundo. Só vi um vulto de uma silhueta de um bébé muito pequenino e muito escuro. Ela chorava! quer dizer que estava VIVA!!!! Foi rodeda pela equipa da UCNIP que a envolveu numa toalhinha e ficaram todos de volta dela. Só via as mãos de todos a mexer, tudo num ritmo muito rapido.. As lágrimas de alegria, corriam-me pela cara enquanto estava deitada com a barriga aberta á espera que tirassem a segunda.


A minha Beatriz nasceu ás 16h53, com 1,054grs e 33 cms de comprimento!


A seguir a médica diz: -Agarrei a outra! Ok, esta é que é a mais pequena!!!!!! E senti puxarem-me dentro de mim.

E vi outro vulto como o anterior mas ainda mais pequenino. O som era igual ao da primeira mas ainda mais agudo e mais ritmado. A minha minuscula bébé também chorava!!!! Respirava! Estava VIVA!!!!!!



A minha Inês nasceu ás 16h55 com 660grs e 32cms de comprimento!!!!


Rapidamente a equipa rodeou também a Inês e levou-a na encubadora.

O meu corpo parou de tremer!!! Senti uma calma, uma serenidade como nunca tinha sentido.

Sentia ainda as lágrimas a cairem-me pela cara e sentia o coprpo a balançar dos medicos me coserem e limparem.

Fui para o recobro. Deixaram o C. entrar. Eu estava a tremer de frio apesar de ter um cobertor electrico a aquecer-me. Era da anestesia começar a passar.

Lá estavam outras mães que tinham acabado de dar á luz.Tinham os seus bébés do lado. Umas começavam a dar de mamar e outras aprendiam com enfermeiras que iam passando. Ouvia choros de bébés pequeninos. Aquele chorinho caracteristico dos recém nascidos. Um som que não tinha nada a ver com o que tinha ouvido sair das boquinhas das minhas.

Eu era a única que estava sozinha!



Comecei a sentir-me vazia... Não tinha as minhas bébés ao meu lado. Não sabia nada delas. Não tinha conseguido sequer ver os seus rostinhos. Não tinha sentido a sua pele, ouvido a sua respiração, sentido o seu calor. Não sabia se estavam bem se mal. Se estavam vivas ainda!



Subiram-me para a enfermaria. Uma sala com 8 camas. Oito mulheres que tinham acabado de dar á luz , onde sete tinham os seus filhos ao lado e eu era a única que estava sem a tipica caminha de acrilico ao lado da minha. Era só a minha cama!



Ás 20h entrou uma médica no quarto, trazia 2 fotocopias na mão. estendeu-mas e disse-me.


-Estas são as suas filhas! São pequeninas mas umas lutadoras. por enquanto estão bem e estáveis! e saiu com um sorriso na cara.

Eram 2 fotocopias a preto e branco das fotos dos rostos das minhas meninas!Olhei para aquelas fotocopias como se fossem a mais bela obra de arte que já tinha visto a minha vida inteira!

Eram os rostos dos seres que trazia dentro de mim. Que cresceram dentro de mim. Aquela junção de celulas minhas e do C. que se tinham transformado naquelas pessoas pequeninas!!

As minhas filhas!



Primeira gémea: B E A T R I Z




Segunda Gémea: I N Ê S



2 comentários:

Didi e Pepe disse...

UAU...sem palavras...eu sei k e triste n poder amamentar logo logo...sentir o cheiro...o calor deles...eu sei...tb tive uma cesaria...

mama das gemeas disse...

tens umas meninas lindas e lutadoras tal como a mae :)
xorei a ler o teu relato..relembrou-me os maiores medos que tive toda a vida!
nao fui para o recobro sozinha mas apenas levei uma das minhas filhas, a outra teve umas horas em oservacao e sei o quanto me custou..agora apenas posso imaginar o quanto te custou a ti!
desejo-vos uma vida longa,feliz e com muita saude!